Formação 2012

Como tudo começou

Inspirado na etimologia da palavra em latim, Scintilla significa pequena centelha. Termo sugerido por Marcos Dalmolin no início do projeto e que traz em si a essência divina que reside em cada um de nós, a expressão da nossa mais profunda identidade. 

Guiado pela definição, surge então o Espaço Scintilla em 2012, na cidade de São Paulo, fundado pela Adriana Ranzatti, tendo como viabilização material o apoio de Carlos Júlio e assistência administrativa de André Ranzatti. Orientada ainda por um desejo mais profundo, une-se às forças e técnicas de Luciano Mareska em: “um espaço que viabilizasse diversas terapias para que as pessoas pudessem por meio dessas experiências se autoconhecerem e se expressarem com seu jeito único de ser”.

Durante oito anos de existência tantas outras pessoas importantes passaram e deixaram sua contribuição. Assim, o Espaço foi se enraizando, tornando-se um campo fértil e cumprindo seu propósito a serviço de muitas vidas.

Intervalo 2020
Saber se inclinar para permanecer em pé

Intervalo

Com a chegada da pandemia o encerramento das atividades no Espaço se fez necessário.

Foi, portanto, no movimento de saber se inclinar que o Scintilla pôde permanecer em pé.

A maleabilidade é o caminho da vida
Maleabilidade 2021

Maleabilidade

Em dezembro de 2021, nasce o novo espaço, agora no campo, na cidade de Piracaia (SP).

O Espaço Scintilla caminhou a passos de raízes em profundidade para, então, ir em direção às alturas. Assim como a árvore busca sua força e seu impulso para galgar as alturas e se manter ereta em direção à luz.

Reinício 2021
O novo Espaço é uma casa que recebe pessoas peregrinas

Reinício

Nasce um novo Espaço, uma casa que acolhe:

Àqueles que tem o desejo de aproximar de si mesmo, desobstruindo-se de todas as falsas identidades e de todas as bagagens que os tornaram pesados.

Àquelas pessoas que desejam uma caminhada consciente do que movem os seus desejos, quando se deseja algo.

Àquelas pessoas de uma caminhada consciente que deixe ser aquilo que é.

O Espaço Scintilla amadureceu, floresceu para ser
Amadurecimento 2022

Amadurecimento

E hoje muitas outras mãos contribuem para que ele continue dando seus frutos. Além da fundadora, Thaisa Kerber e Maura Régia Ritt fazem parte dos pilares do Espaço.

Francisco de Assis e Cláudia da Luz seguem também como guias e mentores da consciência maior.

A querida Thania Nunes idealizou e realizou a horta orgânica, conduzindo-nos na semeadura das ervas farmacológicas plantadas pelo Grupo de Mulheres.

O companheiro de jornada José Alfredo Viana que conduz a parte pedagógica do Espaço; Bruna Botelho no trato com a linguagem e comunicação escrita e João Vitor Freitas que viabiliza e alimenta nossas redes sociais.